Um estudo encomendado pela administração Biden para investigar os danos à saúde relacionados ao álcool foi divulgado de forma independente na terça-feira, depois que a administração Trump decidiu não incluir as descobertas dos pesquisadores em novas diretrizes dietéticas, uma vez que enfrentou resistência da indústria do álcool e dos comitês do Congresso.
As descobertas do Journal of Studies on Alcohol and Drugs foram consistentes com pesquisas ao longo dos anos, que afirmavam que o risco para a saúde aumenta assim que se toma uma bebida por dia e que não existe nenhum nível de álcool que afete a mortalidade. Níveis considerados “moderados” aumentam o risco de morte prematura e de mais de 200 doenças, incluindo doenças cardíacas e cancro, disseram os investigadores.
O novo estudo é uma das duas revisões governamentais elaboradas para ajudar a informar novas diretrizes dietéticas. Publicadas no início deste ano, as diretrizes recomendam beber “um pouco de álcool para melhorar a saúde”. Os autores do estudo publicado de forma independente disseram que não forneceram conselhos práticos detalhados sobre os perigos do consumo de álcool.
Um dos funcionários envolvidos na investigação liderada pela administração democrata de Biden acusou a administração Trump de “rejeitar” a investigação – uma acusação que a administração Trump negou.
Robert Vincent, antigo chefe da política de pensões e dos serviços de saúde mental, que liderou o esforço durante anos, fez as alegações num editorial publicado juntamente com a investigação. Vincent foi demitido no ano passado devido a cortes governamentais.
“Os desafios que a política do álcool enfrenta hoje não estão enraizados na incerteza científica”, escreveu Vincent. “O que ainda está em debate é se as evidências irão informar a política em oposição aos interesses comerciais”.
A disputa sobre o estudo destacou a relação entre as comunidades médicas e científicas e a administração Trump, que questionou ou ignorou a ciência de longa data na elaboração das suas políticas, despediu muitos cientistas veteranos da força de trabalho federal e cortou o financiamento da investigação que, segundo os seus apoiantes, ajuda a manter os Estados Unidos na vanguarda da inovação médica.
Empurre a indústria
Depois de os investigadores terem publicado a sua análise do projecto de relatório no ano passado, a indústria do álcool agiu contra ele, lançando uma campanha para desacreditar o seu trabalho. O Comitê de Supervisão da Câmara também criticou o estudo, publicando um relatório no início deste ano que o chamou de “cheio de preconceitos” e acusou os autores do estudo de chegarem a conclusões preconcebidas com base em pesquisas e relacionamentos anteriores.
Emily Hilliard, porta-voz do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, rejeitou a ideia de que o estudo não tenha sido revisto.
O HHS e o Departamento de Agricultura dos EUA “revisaram o estudo com as evidências científicas disponíveis e seguiram o processo estabelecido no desenvolvimento das diretrizes dietéticas 2025-2030 para os americanos”, disse ele. “As diretrizes são baseadas em um conjunto de evidências científicas, e não em um único relatório ou estudo.”
Vincent disse à Associated Press numa entrevista que os investigadores do conflito foram bem pesquisados e as descobertas eram cientificamente sólidas. Ele disse que quando estava no governo Trump, foi “pedido para matar a educação”, mas ele não o fez. O HHS não respondeu imediatamente ao pedido. O departamento disse que não estava envolvido na revisão ou divulgação da investigação da agência estadual sobre abuso sexual e saúde mental.
Amanda Berger, vice-presidente sênior de ciência e pesquisa do Conselho de Bebidas Destiladas dos Estados Unidos, disse em um e-mail à AP que as conclusões do comitê do Congresso indicavam que a investigação era “inevitável”.
Diretrizes mais específicas são recomendadas
A administração Trump lançou no início deste ano novas diretrizes dietéticas que recomendavam beber “menos álcool para melhorar a saúde”. Os investigadores dizem que não contestam esse conselho, mas as suas descobertas apoiam a recomendação mais detalhada e forte de que os adultos mais velhos bebam uma bebida ou menos por dia.
“Estou feliz que eles tenham recebido uma mensagem consistente com a nossa ciência, e isso não é o melhor”, disse o Dr. Timothy Naimi, diretor do Instituto Canadense de Pesquisa sobre o Uso de Substâncias da Universidade de Victoria e um dos autores do estudo. “Mas é necessário dar muita informação às pessoas para fazer um guia realmente informativo.”
O estudo difere de outras pesquisas encomendadas pelo governo para ajudar a informar as diretrizes dietéticas sobre o assunto, que afirmam que o consumo moderado de álcool está associado à redução do risco de morte por todas as causas, mas também ao aumento de algumas doenças.
Priscilla Martinez-Matyszczyk, uma das autoras do novo estudo e vice-diretora científica do Grupo de Pesquisa sobre Álcool do Instituto de Saúde Pública, disse que o estudo não analisou as mortes por todas as causas, mas analisou as mortes especificamente devido ao álcool para evitar fatores de confusão.
Martinez-Matyszczyk também abordou uma questão levantada pelo Administrador dos Centros de Medicare e Medicaid, Dr. Mehmet Oz, na sua explicação das novas directrizes: que beber é “combustível social que une as pessoas” e mesmo que prefiram não beber, ser social traz benefícios para a saúde.
“Não conheço nenhum estudo que tenha comparado o impacto social ao impacto na saúde”, disse ele.
Efeitos na saúde
A nova pesquisa “é consistente com a ciência mais recente que mostra que menos é melhor quando se trata de saúde”, disse Naimi.
Por exemplo, um estudo de 2019 publicado na Lancet descobriu que o consumo moderado de álcool aumentou ligeiramente o risco de acidente vascular cerebral e de hipertensão e não teve efeitos na saúde.
Acreditava-se que beber moderadamente era bom para o coração, mas melhores métodos de pesquisa lançaram água fria sobre essa ideia. Pesquisas anteriores compararam grupos de pessoas pelo quanto bebiam, em vez de designar aleatoriamente as pessoas para beber ou não, de modo que não puderam provar causa e efeito. Quando os investigadores ajustaram factores como o nível de escolaridade, o rendimento e o acesso aos cuidados de saúde, os benefícios desapareceram.
Cerca de metade dos americanos com 12 anos ou mais beberam no último mês, dizem os pesquisadores, tornando-a a substância mais viciante nos EUA. Uma bebida equivale a uma cerveja de 12 onças, um copo de vinho de 150 ml ou uma dose de licor.
Ungar e Swenson escrevem para a Associated Press.















